Publicado por: João Carvalho | fevereiro 28, 2011

Aro 26 ou aro 29: qual é a melhor bike?

Como muita gente tem me perguntado sobre como tem sido minha experiência com uma bike de aro 29, resolvi escrever esta matéria, relatando um artigo lido na internet. O autor do artigo, Matt Pacocha, escreve no site http://singletrack.competitor.com e na revista VeloNews. Quem quiser ler o artigo (em inglês) o link é: http://singletrack.competitor.com/2011/02/29er/face-it-the-26-inch-hardtail-is-dead_3050. Como traduzir o artigo iria tomar muito tempo, fiz um resumo dos principais pontos.

A frase de abertura do artigo já é bem polêmica: The 26-inch-wheeled hardtail mountain bike is, indeed, dead. ( A mountain bike rígida de aro 26 está morta, sem dúvida).

O Matt Pacocha já havia escrito um trabalho anterior relatando testes comparativos de desempenho de bikes rígidas (hard-tails) versus full-suspensions, para corrida de cross-crountry, e chegado à surpreendente conclusão que as bikes full são mais rápidas. Eu não li este primeiro artigo porque não está disponível on-line (só na versão impressa da Velonews de julho de 2009). A idéia que ele passa é que a velocidade real de uma full é maior porque os pneus permanecem sempre em contacto com o chão, resultando portanto em melhor tração e controle. Outro ponto, é que com a evolução da tecnologia do carbono e das suspensões, o peso deixou de ser um fator em favor das rígidas, assim como o “molejo” que resultava em perda de eficiência nas full. Aí entra a idéia de velocidade percebida versus velocidade real. Numa rígida se pode ter a impressão de estar indo mais rápido por causa do esforço adicional requerido para pilotar a bike. Eu faço um paralelo com se dirigir uma BMW a 160Km/h e um Fusca a 120Km/h. No Fusca vai parecer que estamos voando, enquanto na BMW vai parecer um passeio.

Bom, o fato é que nesse novo artigo, Matt Pacocha relata que repetiu os testes de antes, agora incluindo uma aro 29 rígida para comparar com as duas aro 26 (uma rígida e outra full). Os testes foram conduzidos numa pista de cross-country de 3.1 milhas (~ 5Km) as bikes eram de alumínio, com os mesmos componentes e pilotadas da mesma maneira, visando manter a potencia usada aproximadamente constante. A diferença de peso entre elas menor que 0,5Kg. Foram feitas 28 passagens com cada bike na pista ao longo de 14 dias e calculadas as médias. Os resultados ( valores médios por volta) estão na tabela abaixo, convertidos por mim para KM/h.

Bike

Tempo Velocidade Média (km/h) Velocidade Máx. (km/h) Potência (Watts)

29 rígida

13:39 22.00 38.56

219.9

26 full

14:36 20.76 39.59

220.5

26 rígida

15.00 20.12 37.82

225.0

Dá pra ver que a 29 ganha no tempo e na velocidade média. A full 26 ganha na velocidae máxima e a rígida 26 perde em tudo. A conclusão do autor é que se a trilha ou pista de cross-country for muito técnica é melhor usar a 26 full, porque ela cansa menos e o risco de cortar um pneu numa pancada é menor. Ou seja, a vantagem é por causa da suspensão, não pelo tamanho da roda. Se a trilha for mais suave (como os nossos estradões e muitos single tracks) a 29 ganha. Em qualquer caso, segundo ele, quem usar uma 26 rígida vai ficar em desvantagem. Por isso ele decretou a morte da 26 rígida. Vejam a foto das bikes usadas no teste.

Falta agora ele fazer testes com uma 29full. Se valer a mesma lógica, vai ganhar em tudo. Um blog muito bom pra ler sobre bikes aro 29 é o do P29BR: http://projeto29brasil.blogspot.com/. Tem vários relatos de testes com bikes 29.

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Responses

  1. Muito boa a matéria João. E realmente o resultado é intrigante! Eu também achava que a 26 hard era mais rápida que a full. Mas não é.
    Eu aindei na minha 29 full, achei ela bastante confortavél e rápida. Notei sim a diferença. Falta agora uma avaliação de verdade, acho que em breve Matt escreve um artigo desses.

  2. Discussão interessante João. Troquei minha rígida por uma full e fiquei me perguntando porque não fiz isso antes! A diferença é muito grande. Agora preciso testar uma full pra ver essa diferença. O problema é que seu eu chegar com outra bike lá em casa eu acho que dá divórcio!!

  3. Parabéns pela matéria, porém fica a dúvida com relação a subidas com inclinações acentuadas. Quem leva vantagem nas subidas já que o esforço para completar o giro completo é maior! Abraços

  4. Troquei uma 26 (Specialized) por uma 29 (Specialized) e achei a bike aro 29 muito mais lenta nas subidas. Com certeza a bike 29 é mais confortável, mas ainda estou na dúvida se valeu a pena a troca.

  5. Mensana in corpore sano

  6. Eu penso em pegar uma 29″ mas ainda tenho dúvidas, vou me orientar melhor. Um amigo corredor daqui da minha cidade, na provinha que teve domingo passado, preferiu correr de 26″ que de 29″ porque o trajeto tinha em torno de 60% de subidas. Ele me falou que a 29″ “não sobe”… Eu tava quase para comprar um quadro e um garfo rigido Niner, agora dei uma parada, vou pedalando a 26 por enquanto, enfim o mercado impõe, já quase não existe 26 pra comprar mais… abraços!

  7. galera a questão é, tudo é relativo, msm coisa vc me dizer q um canhão tem mais poder de destruição do q um fuzil, correto?
    tudo depende, de quem, pra que e onde vai ser usado.
    na minha opnião o 1 requesito é q uma 29 será ideal para pilotos de 1,90mts pra cima, lembrando no que disse, será (ideal), não q uma pessoa de 1,70mts não possa ou não consiga andar, é questão de proporção.
    2 requesito é q tipo de terreno ou pista vc ira usála, a minha opnião é q para circuito de xc, onde é mais técnico, com muitas raizes drops e pedras, onde as subidas são mais curtas, ela é interessante comparadas às 26 hardtail e às 26 full, q no caso das 26 ht, elas perdem muito pelo tamanho da roda nas pedras e raizes e não absorvem os impactos como uma full mantendo as rodas mais no chão e consequentemente não perdendo velocidade, e no caso de uma 26 full ela acabara perdendo pela rigidez e peso comparado a uma hardtail.
    bom o meu conselho é q se vc anda em lugares q não sejam muito técnicos e vc tem problema com subida e tem menos de 1,90mts, não compre uma 29, aconselho q vc tenha uma 26 soft tail, onde vc não perdera o rendimento na subida, não perderá o tal conforto q a 29 tem, alias terá até + conforto, pois uma bike soft tail ela não tem link nenhum no triângulo trazeiro, o próprio carbono é quem trabalha, significa menos peso, menos manutenção, mais regidez q uma full, e o curso de uma suspensão suficiente pra quem não quer uma bike pra fazer downhill, e sim um xc, ou uma trilha com uma pilotagem mais na mão, e com uma trava na suspensão com 3 ajustes, travada, semi travada, e destravada, e a retomada nas saidas de curvas e na subida q uma 26 tem.
    afinal, fisicamente falando com certeza vc tomara muito mais tempo na subida do que em uma descida, (não estou comparando com uma descida de categoria downhill).
    é msm coisa vc colocar umas rodas aro 18 em um uno 1.0, ele até passará mais facilmente por valetas e lombadas com mais conforto, mas em compensação, na subida, aff, até mobilete pode subir na sua frente, hehehehe.
    é isso ae, como disse anteriormente, depende de que, pra que, e pra quem.

    Alexandre Pier

    • Muito bom o seu comentário!
      Colocar aro 18 em um UNO!
      Realmente não adianta, o que vale mesmo é a perna! Bike ajuda mais quem esta em cima dela que vai fazer a diferença! Sem contar que cada trilha é necessário uma bike diferente.

  8. quero uma 29 full…

  9. Pô Alexandre, vlw mesmo…. o teu comentário foi de grande valia pra mim… tenho 1,73 ja tenho uma de downhill, uma BIG Hit -1..e quero uma bike para XC, para poder fazer alguns All -Montain, umas subidas e decidas…. mas que eu possa sair de casa pedalando… e estava na enorme dúvida,como quero pedalar no asfalto e algumas trilhas técnicas acredito q uma bike 26″ é melhor no meu caso…
    Obrigado..

  10. Eu acho que estão querendo impor a venda das 29“ , como acontece com freio a disco , não se encontra mais bike v-brake, o comentário é pertinente; para subir com uma 29 voçe tem que ter muito mais velocidade para andar na frente de uma 26 , a aceleração vai ter que ser maior para fazer girar o angulo maior , e o comentário que a full é mais vantagem que HT , pois elas são leves hoje , não leva em conta que para se ter uma full com peso de HT , vai ter que gastar pelo memos 10k

  11. Msm eu estando chateado a matéria esta ótima, eu tenho uma 26 rígida mas ta valendo futuramente espero estar com uma 29

  12. Eu já havia pesquisado cientificamente e agora já estou mais do que convencido de que aro 29 é melhor mesmo. Eu tenho uma 26 rígida para corrida e uma full aro 26 para treino (mais pesada) e mesmo aros 26 é uma diferença incrível. Vou fazer uma troca, mas vou aguardar também as de aro 27,5 que vem por aí. Tecnologia é tudo.
    Sergey / São João Del Rei/MG.

  13. cara to com uma 29 tem um mes, nunca mais ando de 26, e pra subir achei melhor que a 26, a pedalada rende mais.

  14. Qual a diferença entre uma mountain bike tamanho 21 e aro 29 para uma bike de tamanho 22 a 23 de aro 26, para caras grandes(dois metros)como eu.
    grato…

    • Não há o que pensar. Para o seu tamanho vá de 29!

  15. para uma pessoa de 1,81 qual o melor aro 26 ou 29?

  16. tenho 1,85 monceito sobre bikes. nao existe nenhuma comoparação, e recentemente troquei minha 26 por uma 29; mudou totalmente meu conceito sobre pedal. as 29 sao superiores em tudo, conforto, velocidade final em trechos planos. a unica desvantagem é a retomada, mas meu preparo fisico compensa essa desvantagem.

  17. Estou propenso a comprar uma bike de aro 29, para uso misto, asfalto/estrada de chão e trilhas “suaves”, tenho 1,85m, compro full ou suspenção dianteira!? voces podem me ajudar!

  18. na minha região(sul do pais) ciclistas trocaram suas 26 por 29 e todos estão voltando para as 26 e torrando suas 29

  19. Tenho 1,75 m e 100 kg, estou pesquisando a algum tempo sobre as MTB 29, fui em várias lojas pesquisei em vários sites, mas queria que me orientassem qual o melhor para mim uma 26 ou uma 29. Levando em consideração que é minha primeira MTB queria começar com algo bom já para andar um tempo sem precisar mexer, quero para trilhas e também para asfalto as vezes. Minhas dúvidas são em questão de valores de quadros, suspensões, pneus, aros, estes são muito mais caros em relação a aqueles? E os de aro 29 ainda tem um mercado seleto de opções em relação a marcas.e modelos? Vi que as de aro 29 tem mais prós do que contras, estou pensando um pouco também pelo fato de que comentam que as de aro 26 daqui a 1 ano mais ou menos não vamos achar muitas opções de compra porque as de aro 29 vieram para ficar, achei um exagero, mas será que procede essa informação?
    E os freios a disco, a diferença na frenagem são exorbitantes em relação ao v-brake? Outra vantagem também é se caso a roda entortar posso voltar rodando mais outras vantagens?

  20. Eu acho que depende de pessoa para pessoa, circuito para circuito e qual finalidade. Eu também já ouvi de varias pessoas que não adianta eu trocar minha bike aro 26, que está com quase todas as peças de carbono, “uma pena”, por uma bike 29 que não esteja no mesmo nível. Ou eu troco por uma toda de carbono, que vai me fazer gastar uma grana imensa novamente, somente por causa do tamanho de roda. Ou você é profissional, ou isso não vale o investimento.

  21. Então vamo de 27,5!!!rsrsrs

  22. Acho simplesmente que o mercado capitalista em que vivemos impõe uma tendência a se extinguir as 26. Eu particularmente prefiro as 26 por mera questão de agilidade. Cheguei a andar numa 29 e sinceramente achei a bike mais lenta, desproporcional. Parece que se está andando em cima de um elefante( grosseiramente falando). Enfim, pode ser que meu pensamento mude com o tempo mas ainda prefiro minha 26.

  23. Eu andei numa 29 e sinceramente achei a bike mais lenta, desproporcional. Parece que se está andando em cima de um trator. Não quero nem pensar em 29, mude com certeza prefiro minha 26.


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